INSTITUCIONAL

O SENAI-RS, com 71 anos de experiência na educação profissional, mobiliza sua experiência para implantar sua primeira unidade de Ensino Superior: a Faculdade SENAI de Tecnologia, credenciada pela Portaria 1.787 de 03/11/2006, publicada no Diário Oficial da União em 06/11/2006. A faculdade oferece Cursos Superiores de Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Redes de Computadores, Sistemas de Telecomunicações e Sistemas Embarcados.  
Diretora: Dra Adriana Rivoire Menelli de Oliveira 

MISSÃO

VISÃO

PRINCÍPIOS E VALORES

MANTENEDORA

APRESENTAÇÃO

Site da Mantenedora
VESTIBULAR 2015/1
Inscreva-se aqui no Vestibular 2015/1
Edital Vestibular 2015/1
Manual do Candidato - Vestibular 2015/1
Modelo Declaração de Residência
Consulte sua Inscrição no Vestibular

APROVADOS Vestibular Complementar 2015/1

Curso em Análise Desenvolvimento de Sistemas
Curso Automação Industrial - Manhã
Curso em Redes de Computadores
Curso Sistemas de Telecomunicações
Curso Sistemas Embarcados

ORGANOGRAMA DA FACULDADE
Organograma
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A avaliação institucional é compreendida como instrumento de busca do aperfeiçoamento dos processos e procedimentos existentes e a melhoria constante destes. A avaliação institucional é um processo fundamental para toda IES que se propõe a executar ações de qualidade e de transparência.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Faculdade prima pelo fortalecimento do papel socialmente responsável de sua comunidade acadêmica, estimulando a integração da gestão dos negócios com o meio ambiente, a sociedade e o comprometimento com o bem comum.
Tem a responsabilidade social como elemento crítico na gestão de seus negócios, comprometendo-se a: agir de forma ética e transparente, respeitando à legislação vigente; desenvolver ações que promovam o desenvolvimento sustentável; respeitar a diversidade humana e cultural; desenvolver ações de defesa do meio ambiente, do patrimônio cultural, da produção artística; desenvolver ações de inclusão social e cidadania e comprometer a comunidade acadêmica com a política de responsabilidade social da Faculdade.

 

Para alcançar o estabelecido em sua política de responsabilidade social, a Faculdade desenvolve as seguintes ações: trote solidário, cursos de extensão, eventos de extensão, campanha nota solidária, programa de bolsas de estudos e política de desconto, campanhas de solidariedade, ações inclusivas (pessoas com deficiências), educação ambiental, ações diversas de promoção da cidadania, de defesa do patrimônio cultural e atividades artísticas  e de sensibilização.

CONSELHOS

São quatro os colegiados da faculdade:

CONSELHO SUPERIOR

É o colegiado máximo de natureza normativa, consultiva e deliberativa, em matéria administrativa, didático-pedagógica, científica e disciplinar .
Integrantes:
Diretora: Adriana Rivoire Menelli de Oliveira
Supervisora de Educação e Tecnologia: Liciane Rossetto
Coordenadores de Cursos: Alexandre Gaspary Haupt e Leandro José Cassol
Três Docentes: Luciano F. Chaves, Sandro B. Ferreira e Hermes José Gonçalves Júnior
Dois Discentes: Maurício Carvalho de Vargas e Vanderlei da Silva Krausen
Um Técnico Administrativo: Sandra Regina Lopes Vieira
Um Representante da Mantenedora: Eliseu André Ferrigo

CONSELHO CONSULTIVO

É o colegiado responsável por assessorar a direção, fornecendo informações sobre as necessidades locais e regionais do mercado de trabalho e oferecendo apoio, colaboração e subsídios para a melhoria do desempenho da Faculdade
Presidente: Ricardo Menna Barreto Felizzola
Nove Empresários
Representante Secretaria Municipal de Educação
Representante Secretaria Estadual de Educação
Representante SESI – CAT Porto Alegre
Diretora: Adriana Rivoire Menelli de Oliveira
Supervisora de Educação e Tecnologia: Liciane Rossetto
Supervisor Administrativo:
Representante dos docentes: Alexandre Gaspary Haupt
Representante dos Técnicos Administrativos: Sandra Regina Lopes Vieira
Representante dos Discentes: Matheus H. de Mattos
Representante da Mantenedora: Eliseu André Ferrigo
.

CONSELHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

CPA (Comissão Própria de Avaliação)

DOCUMENTOS
PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)
PPI (Projeto Pedagógico Institucional)
Autorização de Funcionamento
Autorização dos Cursos
Reconhecimento Curso de Automação Industrial
Reconhecimento Curso de Sistemas de Telecomunicações
Guia do Professor
Guia Acadêmico 2014/1
Regimento
BIBLIOTECA
INFORMAÇÕES GERAIS
NOTÍCIAS

Pronto para a rematrícula?
Confira o checklist que preparamos para que você não perca nenhum detalhe da REMATRÍCULA para 2015/1:
Cronograma Rematriculas 2015/1


AINDA DÁ TEMPO DE INICIAR 2015 ESTUDANDO


Para aqueles que querem começar 2015 com o pé nos estudos, a Faculdade SENAI de Tecnologia terá vestibular complementar. As inscrições iniciam dia 24 de novembro, e podem ser feitas até 12 de dezembro. A prova acontecerá na Instituição no dia 15 de dezembro, com início às 19h30 e término previsto para as 23h30.
Se inscreva no site www.senairs.com.br/vestibular.

 



 


Sucesso no I Encontro de Egressos

Para fechar a VI Semana Acadêmica, foi realizado na sexta-feira (07) o I Encontro de Egressos da Faculdade SENAI de Tecnologia. A Instituição recebeu mais de 30 ex-alunos que deram seus depoimentos e compartilharam experiências com os antigos professores.

O encontro iniciou às 19h. Ao chegar, os convidados eram recebidos com descontração e recebiam um mimo da Faculdade. Um dos temas mais tratados nas conversas foi a diferença que o Curso Tecnológico cursado na Faculdade SENAI fez em suas vidas.

Todos os egressos confirmaram que estão bem colocados no mercado de trabalho e que a ascensão profissional é certa. Além de conversas sobre o mercado e sobre a receptividade dos tecnólogos formados no SENAI, a emoção também tomou conta dos participantes.

Oito dos egressos presentes participaram ainda do Talk Show que aconteceu concomitantemente no auditório. Lá estavam alunos da Faculdade e dos cursos Técnicos e os ex-alunos puderam partilhar seus conhecimentos com aqueles que ainda não concluíram seus cursos.

A conversa deu-se através de perguntas e respostas; os participantes tiravam suas duvidas com os ex-alunos e professores que intermediavam o debate.


Uma parceria desafiadora

O Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Parceria com a Empresa K&D Soluções RFID propõem um desafio aberto aos alunos de todos os cursos superiores, sendo eles: Automação Indústria, Sistemas de Telecomunicações, Redes de Computadores, Sistemas Embarcados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O Desafio Ked é uma oportunidade de negócio direcionado aos alunos da Faculdade do SENAI de Tecnologia. O aluno tem a chance apresentar um projeto e ser um parceiro da empresa KeD Soluções RFID.
O projeto deve envolver a tecnologia RFID UHF e área que o aluno tenha domínio técnico e habilidades necessárias para participar ativamente no projeto, caso seja aprovado. A rede de relacionamentos, a vertical profissional, a empresa que o aluno trabalha e a área de conhecimento do aluno são pontos importantes que o aluno deve considerar para a elaboração do projeto.
Dentre alguns pontos importantes a serem apresentados, são destacados:
 - Viabilidade técnica e econômica: a viabilidade do projeto deve ser fundamentada.
- Estudo de mercado: o aluno deve apresentar as possibilidades de demanda do projeto com estudo de mercado.
A apresentação deve ser agendada através do e-mail projetos@ked.com.br que deve ser enviado aos cuidados de Felipe Stürmer. A data limite para apresentação é 28 de novembro de 2014. A metodologia é livre e um dos requisitos é a criatividade.
Os projetos serão submetidos a avaliação pela diretoria da empresa que fará a análise de aprovação. Caso o projeto seja aprovado, o aluno terá participação efetiva técnica e financeira no projeto.
  A empresa reserva ao aluno a possibilidade de assinar um NDA, garantindo a confidencialidade da ideia do aluno.



RED#1 Robótica em Debate

A primeira edição do RED#1 Robótica em Debate aconteceu no último dia 16 e recebeu mais de 200 participantes. Em um sábado que se iniciava com chuva, o evento começou às 8h, mas já estva pronto para receber seus convidados às 7h30. Os Impactos da Robótica na Educação foi um dos temas das 06 palestras, ministradas no turno da manhã, antecedendo as oficinas ministradas no turno da tarde pela LEGO ZOOM Education e pela UNO ROBÓTICA.

Promovido pelo Laboratório de Robótica da Faculdade SENAI, o evento teve a missão social de arrecadar leite e alimentos não perecíveis como forma de inscrição. No total, foram 130 litros de leite e mais 130 kg de alimentos, muita massa, feijão, arroz e açúcar. Na próxima sexta-feira as doações serão levadas à Creche Comunitária Jesus o Bom Pastor, localizada no bairro Navegantes.



Palestra de Sistemas Embarcados é sucesso

No dia 08 de julho a Faculdade SENAI promoveu o encontro EMBEDDED SYSTEMS DAY. No evento, o Presidente da Exatron e Diretor Regional da ABINEE, Régis Haubert, discursou sobre o desenvolvimento do chip ZR16 em parceria com a Santa Maria Design House (SMDH) e sobre a importância da Tecnologia Embarcada para o Desenvolvimento das empresas e do país. O evento trouxe como tema a tecnologia embarcada, hoje um diferencial de competitividade para as indústrias, visto que é utilizada nas mais diversas áreas e equipamentos, como tablets, telefones celular, videogames, e muitos outros. Foram mais de 70 participantes, dentre eles, representantes das empresas Datacom, SMHD, TMSA, Sthil, GM, Mecatron, Novus, Unidigital e Exatron, além de alunos, professores e funcionários da Faculdade SENAI. O evento foi concebido pelo NDE do Curso de Sistemas Embarcados e organizado pelos Professores Alexandre Haupt, Hermes Gonçalves Jr., Édison Pereira Dachi e pelas funcionárias Audrey Castilhos e Marília Marques.


Aluno cria Aplicativo da Faculdade SENAI

Mais um aluno da Faculdade SENAI destaca-se com inovação. Trata-se de um aplicativo que visa facilitar o acesso ao site da Instituição, ao Moodle, e também ao sistema da biblioteca. Guilherme Bilhalva tem 22 anos e está no 6º semestre do curso de Automação Industrial e desenvolveu o produto a fim de ajudar os colegas: "criei o aplicativo porque os meus colegas não conseguiam acessar o Moodle dos computadores do trabalho deles", explica Bilhalva. Por enquanto, só a versão para Android está disponível. Aqueles que quiserem baixá-la precisam do arquivo apk. Basta fazer o download do arquivo, e pronto, é só passar o aplicativo para o celular e aproveitar as facilidades.

Aplicativo Faculdade SENAI de Tecnologia
CONSELHOS
*