INSTITUCIONAL

O SENAI-RS, com 71 anos de experiência na educação profissional, mobiliza sua experiência para implantar sua primeira unidade de Ensino Superior: a Faculdade SENAI de Tecnologia, credenciada pela Portaria 1.787 de 03/11/2006, publicada no Diário Oficial da União em 06/11/2006. A faculdade oferece Cursos Superiores de Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Redes de Computadores, Sistemas de Telecomunicações e Sistemas Embarcados.  

MISSÃO

VISÃO

PRINCÍPIOS E VALORES

MANTENEDORA

APRESENTAÇÃO

Site da Mantenedora

ORGANOGRAMA DA FACULDADE
Organograma
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A avaliação institucional é compreendida como instrumento de busca do aperfeiçoamento dos processos e procedimentos existentes e a melhoria constante destes. A avaliação institucional é um processo fundamental para toda IES que se propõe a executar ações de qualidade e de transparência.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Faculdade prima pelo fortalecimento do papel socialmente responsável de sua comunidade acadêmica, estimulando a integração da gestão dos negócios com o meio ambiente, a sociedade e o comprometimento com o bem comum.
Tem a responsabilidade social como elemento crítico na gestão de seus negócios, comprometendo-se a: agir de forma ética e transparente, respeitando à legislação vigente; desenvolver ações que promovam o desenvolvimento sustentável; respeitar a diversidade humana e cultural; desenvolver ações de defesa do meio ambiente, do patrimônio cultural, da produção artística; desenvolver ações de inclusão social e cidadania e comprometer a comunidade acadêmica com a política de responsabilidade social da Faculdade.

 

Para alcançar o estabelecido em sua política de responsabilidade social, a Faculdade desenvolve as seguintes ações: trote solidário, cursos de extensão, eventos de extensão, campanha nota solidária, programa de bolsas de estudos e política de desconto, campanhas de solidariedade, ações inclusivas (pessoas com deficiências), educação ambiental, ações diversas de promoção da cidadania, de defesa do patrimônio cultural e atividades artísticas  e de sensibilização.

CONSELHOS

São quatro os colegiados da faculdade:

CONSELHO SUPERIOR

É o colegiado máximo de natureza normativa, consultiva e deliberativa, em matéria administrativa, didático-pedagógica, científica e disciplinar .
Integrantes:
Diretora: Adriana Rivoire Menelli de Oliveira
Supervisora de Educação e Tecnologia: Liciane Rossetto
Coordenadores de Cursos: Alexandre Gaspary Haupt e Leandro José Cassol
Três Docentes: Luciano F. Chaves, Sandro B. Ferreira e Hermes José Gonçalves Júnior
Dois Discentes: Maurício Carvalho de Vargas e Vanderlei da Silva Krausen
Um Técnico Administrativo: Sandra Regina Lopes Vieira
Um Representante da Mantenedora: Eliseu André Ferrigo

CONSELHO CONSULTIVO

É o colegiado responsável por assessorar a direção, fornecendo informações sobre as necessidades locais e regionais do mercado de trabalho e oferecendo apoio, colaboração e subsídios para a melhoria do desempenho da Faculdade
Presidente: Ricardo Menna Barreto Felizzola
Nove Empresários
Representante Secretaria Municipal de Educação
Representante Secretaria Estadual de Educação
Representante SESI – CAT Porto Alegre
Diretora: Adriana Rivoire Menelli de Oliveira
Supervisora de Educação e Tecnologia: Liciane Rossetto
Supervisor Administrativo:
Representante dos docentes: Alexandre Gaspary Haupt
Representante dos Técnicos Administrativos: Sandra Regina Lopes Vieira
Representante dos Discentes: Matheus H. de Mattos
Representante da Mantenedora: Eliseu André Ferrigo
.

CONSELHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

CPA (Comissão Própria de Avaliação)

DOCUMENTOS
PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)
PPI (Projeto Pedagógico Institucional)
Autorização de Funcionamento
Autorização dos Cursos
Reconhecimento Curso de Automação Industrial
Reconhecimento Curso de Sistemas de Telecomunicações
Guia do Professor
Guia Acadêmico 2014/1
Regimento
BIBLIOTECA
BIBLIOTECA
BIBLIOTECA

NOTÍCIAS
 PROJETOS INTEGRADORES PROJETOS INTEGRADORES

Desafio Propostos pelas Indústrias:
Como melhorar a mobilidade urbana, por meio de novas tecnologias e sistemas de informação e comunicação eficientes?
Participaram do referido desafio, 23 projetos elaborados em 3 UOs do SENAI – RS,  mobilizando em torno de 90 alunos e 22 docentes de 3 cursos técnicos diferentes (Mecânica, Eletrônica e Redes de Computadores). Como um requisito do regulamento do evento, os projetos apresentados deveriam integrar alunos e docentes de, no mínimo, dois Cursos Técnicos de cada uma das UOs participantes.
No dia 06/07 às 14h recebemos a Banca Avaliadora composta pelo SENAI DR para assistirem e avaliarem os 8 projetos de Mobilidade Urbana dos alunos de 4º módulos dos Cursos Técnicos de Eletrônica e Redes de Computadores.
A GDE divulgou os Projetos Integradores classificados para representarem o SENAI – RS na Etapa Nacional do referido Desafio.
A nossa EEP SENAI Porto Alegre será representada pelo projeto:
Controle de Passageiros de Trem
Projeto dos alunos: Vitória Caetano e Amanda Maciel do Curso Técnico de Redes de Computadores
Leonardo da Silva e Lucas Cassimiro do Curso Técnico de Eletrônica
Professores Orientadores: Maurício, Denicol, Fábio, Celso e Dachi.

PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS E SUCESSO!

EEP SENAI PORTO ALEGRE



13º Mostra Tecnológica  dos Trabalhos dos Cursos Técnicos de Eletrônica e Redes de Computadores

 Projetos Integradores Eletrônica e Redes de Computadores:

1º Lugar: Controle de Passageiros de Trem (Projeto Integrado com o Ensino Superior com a co-orientação do prof. Edson Dachi)
2º Lugar: RFA Emergency
3º Lugar: INFOBUS: Parada de ônibus Inteligente

 Projetos de TCC:
1º Lugar: Controlador de PH Automático ( Projetos de Eletrônica) Também
1º Lugar no voto do Júri Popular. CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA
2º Lugar: Jogo de Memória Musical. CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA
3º Lugar: Portal de acompanhamento Estudantil. CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES



O município de Cachoeirinha decretou situação de emergência em virtude de um surto comunitário de Meningite Meningococo tipo C.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos, e outros. As bactérias também pode gerar um quadro de infecção generalizada (meningococcemia).
A transmissão da meningite tipo C ocorre através do contato direto com as secreções respiratórias de uma pessoa infectada pela bactéria.
A tosse, o espirro, e a saliva são fatores de risco, sendo assim é necessário evitar o compartilhamento de talheres, copos e roupas com pessoas infectadas.
O hábito de lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool gel para mantê-las limpas, pode ajudar a diminuir a probabilidade de infecção.
As pessoas que estiveram próximas de pessoas com meningite tipo C, deverão procurar um profissional de saúde para receber uma medicação preventiva. Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias). São medidas importantes que deverão ser adotadas e disseminadas à comunidade escolar: -Higienização das mãos; -Disponibilização do álcool gel nos ambientes escolares; -Higienização do ambiente; -Ventilação do ambiente; -Cuidado com os alimentos.
Para apoiar na campanha, sugerimos alguns links para pesquisa:
- http://drauziovarella.com.br/virus-e-bacterias/meningite;
- http://www.saude.rs.gov.br



A Faculdade recebeu no dia 30 de junho os diretores da FESTO, Fernando Favari e Paulo Ramos. A Festo é líder mundial na linha de equipamentos pneumáticos, eletropneumáticos e hidráulicos. Sua matriz é na Alemanha. A empresa apresentou as novidades em equipamentos didáticos e softwares de simulação nas áreas de automação industrial, telecomunicações, máquinas elétricas e energias renováveis. Participaram da apresentação professores da Faculdade SENAI e de outras unidades.



2º Embedded Day – 2º Encontro sobre Sistemas Embarcados aconteceu no dia 24/06 no Auditório da Faculdade de Tecnologia SENAI. O 2º Embedded Day é direcionado a empresas, profissionais, estudantes, docentes, instituições de ensino e demais pessoas com interesse em Sistemas Embarcados que integram as áreas de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Automação Industrial, Análise de Sistemas, Eletrônica e outras áreas. O tema desta 2ª edição foi o “Estudo de Caso em Sistemas Embarcados: Resultados Práticos e Eficientes”. Tivemos palestras e exposições de estudos de caso, aplicações, softwares, produtos, soluções e inovações com foco em sistemas embarcados e suas subáreas. Para a realização desse 2º Embedded Day contamos com o apoio das empresas: Minipa, SKA, Altus, National Instruments, Ideal Home, Elster e Datacom; e também com a colaboração de palestrantes e expositores. O evento contou com mais de 250 participantes. 

 




A Faculdade de Tecnologia SENAI recebeu na última segunda-feira, 8 de junho,
a empresa Parks, fabricante nacional de equipamentos ópticos para redes locais. Os alunos dos cursos superiores de Telecomunicações e de Redes de Computadores participaram de uma aula teórica sobre  Passive-Optical-LAN (POL) e de uma demostração prática da aplicação desta tecnologia. A aula foi conduzida por Cleber Horn com o auxílio de Marcelo Machado e Daniel Lona, todos eles profissionais da Parks.

POL é uma plataforma que utiliza a tecnologia Passive Optical Network (PON), para reduzir despesas e melhorar a disponibilidade e confiabilidade das redes LAN. A fibra óptica é levada até a sala ou estação de trabalho e, por este motivo, exige menos elementos ativos em sua rede, diminuindo drásticamente o consumo de energia e a ocupação de espaço. A tecnologia possui um custo inferior ao de redes LAN metálicas tradicionais para instalações a partir de 60 pontos de rede. Se for considerada a longevidade das redes de fibra e a possibilidade de aumentos de banda apenas pela mudança dos ativos da rede, então a vantagem é ainda maior.

Sendo um conceito recente e atual, POL é o estado-da-arte em tecnologias de comunicação óptica para redes LAN, além de ser considerada por muitos fabricantes a tecnologia do futuro para atender a crescente demanda mundial por conectividade. Assim, é importante destacar a relevância do contato que os alunos tiveram com esta tecnologia, permitindo o acréscimo de conhecimento aos já adquiridos durante o semestre, nas disciplinas cursadas. Outro destaque é para as oportunidades geradas pela tecnologia para o surgimento e crescimento das "start-ups" na área de TI e comunicações, como bem pode ser o caso de nossos alunos.


Aluno cria Aplicativo da Faculdade SENAI

Mais um aluno da Faculdade SENAI destaca-se com inovação. Trata-se de um aplicativo que visa facilitar o acesso ao site da Instituição, ao Moodle, e também ao sistema da biblioteca. Guilherme Bilhalva tem 22 anos e está no 6º semestre do curso de Automação Industrial e desenvolveu o produto a fim de ajudar os colegas: "criei o aplicativo porque os meus colegas não conseguiam acessar o Moodle dos computadores do trabalho deles", explica Bilhalva. Por enquanto, só a versão para Android está disponível. Aqueles que quiserem baixá-la precisam do arquivo apk. Basta fazer o download do arquivo, e pronto, é só passar o aplicativo para o celular e aproveitar as facilidades.

Aplicativo Faculdade SENAI de Tecnologia
CONSELHOS
*