INSTITUCIONAL

O SENAI-RS, com 71 anos de experiência na educação profissional, mobiliza sua experiência para implantar sua primeira unidade de Ensino Superior: a Faculdade SENAI de Tecnologia, credenciada pela Portaria 1.787 de 03/11/2006, publicada no Diário Oficial da União em 06/11/2006. A faculdade oferece Cursos Superiores de Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Redes de Computadores, Sistemas de Telecomunicações e Sistemas Embarcados.  
Diretora: Dra Adriana Rivoire Menelli de Oliveira 

MISSÃO

VISÃO

PRINCÍPIOS E VALORES

MANTENEDORA

APRESENTAÇÃO

Site da Mantenedora
VESTIBULAR 2015/1

Edital de ingresso extravestibular - 2015/1

Edital de ingresso extravestibular 2015/1
Resultado Vestibular - Vagas remanescentes
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Automação Industrial - Manhã
Redes de Computadores
Sistemas Embarcados
Sistemas de Telecomunicações
Manual do Candidato - Vestibular 2015/1
Modelo Declaração de Residência

Resultado Vestibular Complementar 2015/1

Curso em Análise Desenvolvimento de Sistemas
Curso Automação Industrial - Manhã
Curso em Redes de Computadores
Curso Sistemas de Telecomunicações
Curso Sistemas Embarcados

ORGANOGRAMA DA FACULDADE
Organograma
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A avaliação institucional é compreendida como instrumento de busca do aperfeiçoamento dos processos e procedimentos existentes e a melhoria constante destes. A avaliação institucional é um processo fundamental para toda IES que se propõe a executar ações de qualidade e de transparência.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Faculdade prima pelo fortalecimento do papel socialmente responsável de sua comunidade acadêmica, estimulando a integração da gestão dos negócios com o meio ambiente, a sociedade e o comprometimento com o bem comum.
Tem a responsabilidade social como elemento crítico na gestão de seus negócios, comprometendo-se a: agir de forma ética e transparente, respeitando à legislação vigente; desenvolver ações que promovam o desenvolvimento sustentável; respeitar a diversidade humana e cultural; desenvolver ações de defesa do meio ambiente, do patrimônio cultural, da produção artística; desenvolver ações de inclusão social e cidadania e comprometer a comunidade acadêmica com a política de responsabilidade social da Faculdade.

 

Para alcançar o estabelecido em sua política de responsabilidade social, a Faculdade desenvolve as seguintes ações: trote solidário, cursos de extensão, eventos de extensão, campanha nota solidária, programa de bolsas de estudos e política de desconto, campanhas de solidariedade, ações inclusivas (pessoas com deficiências), educação ambiental, ações diversas de promoção da cidadania, de defesa do patrimônio cultural e atividades artísticas  e de sensibilização.

CONSELHOS

São quatro os colegiados da faculdade:

CONSELHO SUPERIOR

É o colegiado máximo de natureza normativa, consultiva e deliberativa, em matéria administrativa, didático-pedagógica, científica e disciplinar .
Integrantes:
Diretora: Adriana Rivoire Menelli de Oliveira
Supervisora de Educação e Tecnologia: Liciane Rossetto
Coordenadores de Cursos: Alexandre Gaspary Haupt e Leandro José Cassol
Três Docentes: Luciano F. Chaves, Sandro B. Ferreira e Hermes José Gonçalves Júnior
Dois Discentes: Maurício Carvalho de Vargas e Vanderlei da Silva Krausen
Um Técnico Administrativo: Sandra Regina Lopes Vieira
Um Representante da Mantenedora: Eliseu André Ferrigo

CONSELHO CONSULTIVO

É o colegiado responsável por assessorar a direção, fornecendo informações sobre as necessidades locais e regionais do mercado de trabalho e oferecendo apoio, colaboração e subsídios para a melhoria do desempenho da Faculdade
Presidente: Ricardo Menna Barreto Felizzola
Nove Empresários
Representante Secretaria Municipal de Educação
Representante Secretaria Estadual de Educação
Representante SESI – CAT Porto Alegre
Diretora: Adriana Rivoire Menelli de Oliveira
Supervisora de Educação e Tecnologia: Liciane Rossetto
Supervisor Administrativo:
Representante dos docentes: Alexandre Gaspary Haupt
Representante dos Técnicos Administrativos: Sandra Regina Lopes Vieira
Representante dos Discentes: Matheus H. de Mattos
Representante da Mantenedora: Eliseu André Ferrigo
.

CONSELHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

CPA (Comissão Própria de Avaliação)

DOCUMENTOS
PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)
PPI (Projeto Pedagógico Institucional)
Autorização de Funcionamento
Autorização dos Cursos
Reconhecimento Curso de Automação Industrial
Reconhecimento Curso de Sistemas de Telecomunicações
Guia do Professor
Guia Acadêmico 2014/1
Regimento
BIBLIOTECA
INFORMAÇÕES GERAIS
NOTÍCIAS

O Laboratório de Robótica da Faculdade SENAI de Tecnologia de Porto Alegre promove o RED#2 - Robótica Educacional em Debate no dia 16 de maio de 2015, das 08h00min às 18h30min.
O RED é direcionado a docentes, discentes, profissionais de escolas e instituições de ensino e demais pessoas com interesse na área de Robótica aplicada à Educação, assim como a empresas que visam ao desenvolvimento tecnológico. 
O tema desta edição é: “Desafios que fazem a diferença!”. São palestras, debates, exposições e oficinas com foco nas conhecidas competições de âmbito nacional e internacional, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), COBRE, o Desafio de Robôs Marista/Mostratec, a FIRST® Robotics Competition (FRC) e o Torneio de Robótica FLL (FIRST® LEGO® League).
Haverá sorteio de kits de Robótica dos apoiadores do RED#2: ZOOM Education, distribuidora exclusiva da LEGO Education no Brasil, e Uno Robótica.
As vagas são limitadas e por ordem de inscrição, realizadas no site e confirmadas por meio da entrega de 1 kg de alimento não perecível e 1 litro leite (caixa) no momento do check-in.
Para realizarmos um evento de qualidade e melhor atender ao público inscrito, pedimos que seja preenchido o questionário de inscrição abaixo até o dia 05 de maio de 2015. A programação completa está disponível no site (www.senairs.org.br/red2).

Inscrições : http://bit.ly/1H1iNRB
A equipe do Laboratório de Robótica da Faculdade SENAI ficará honrada em contar com a sua presença!



No dia 15 de abril de 2015, a Faculdade SENAI de Tecnologia participou do Ato de Assinatura do Decreto que institui o Fórum das Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre - Fórum das IES.
O evento aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com as presenças da Secretária Municipal de Inovação e Tecnologia - INOVAPOA, Maria Fernanda Bermúdez, e de representantes das primeiras instituições a aderirem ao Colegiado.
O Prefeito José Fortunati assinou o Decreto Nº 19.000 de 14 de abril de 2015, instituindo oficialmente o Fórum, que objetiva a promoção de estudos, debates, seminários, desenvolvimento de ações, projetos e propostas para a consecução de políticas públicas na área de Ciência, Inovação e Tecnologia na capital gaúcha.
A Faculdade SENAI de Tecnologia, em nome da Diretora Adriana Rivoire Menelli de Oliveira, foi representada pela Supervisora de Educação e Tecnologia Ane Lise Pereira da Costa Dalcul.



 A Faculdade SENAI de Tecnologia participou da reunião-almoço da ABINEE no dia 07 de abril de 2015, representada pelos coordenadores dos cursos de Automação Industrial e Sistemas Embarcados, Prof. Alexandre Haupt, e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Prof. Valderi Leithardt.
Os professores assistiram à apresentação dos resultados da Pesquisa de Desempenho Setorial da ABINEE. Na oportunidade, a Faculdade SENAI divulgou seus cursos de graduação e pós-graduação.
 
Dentre os presentes:
Régis Sell Haubert - Diretor Regional da Abinee
                                 Presidente da Exatron
Oscar Rudy Kronmeyer - Diretor regional da ABINEE
Yuri Omar Yefinczuk - Monta Brasil Manufatura Eletrônica
Flávio Costa Bianchi - BCM Automação
Mário Weiser - Altus
Marcelo Lubaszewski - CEITEC S/A
Antônio Carlos Benincá Jr. - VICTUM Projeto de Produto
Adir Schoier  - VICTUM Projeto de Produto
Marcos Dillenburg - Novus S/A



 O Professor Dr André Felipe da Silva Guedes da Faculdade SENAI de Tecnologia teve artigo aprovado para publicação na revista Materials Research Society – MRS. O Professor apresentará o mesmo trabalho na conferência 2015 MRS Spring Meeting & Exhibit , nos dias 06, 07, 08, 09 e 10 de abril  em San Francisco, CA/USA.

O artigo aceito para publicação e que será apresentado no evento é intitulado:  New Technique to construction of Flexible Organic Photovoltaic Solar Cells.
 
Para o Prof. Guedes, participar deste evento será uma grande chance: “Considero esses momentos extremamente importantes para a divulgação e para a visibilidade da pesquisa na Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre. O aceite de uma revista e de um evento desse porte dá visibilidade aos nossos pesquisadores, destaca suas competências e oportuniza contatos com outros estudiosos. A participação em eventos internacionais possibilita a criação de parcerias para futuros projetos de pesquisa de interesse bilateral”.
 
A participação no evento estará registrada no Workflow e será custeada integralmente pelo Projeto do MCTI/FINEP/CNPq, do qual faz parte a pesquisa desenvolvida e publicada nesse artigo.

 



Nos dias 10, 11 e 12 de março, a Faculdade SENAI de Tecnologia recebeu as empresas Parker e Automaflex. Foram três palestras que tiveram como temas: Tecnologia Pneumática, Tecnologia Hidráulica e Tecnologia de Filtragem.
Além dos alunos dos cursos Técnicos e dos cinco Tecnólogos da Faculdade SENAI, 20 alunos da Fundação Bradesco estiveram presentes. Acadêmicos do curso Técnico em Eletrônica puderam conhecer a Faculdade e seus laboratórios, além de conferir o Road Show, um caminhão trazido pela empresa Parker com diversas peças das áreas de Pneumática, Hidráulica e Elétrica.

 


Aluno cria Aplicativo da Faculdade SENAI

Mais um aluno da Faculdade SENAI destaca-se com inovação. Trata-se de um aplicativo que visa facilitar o acesso ao site da Instituição, ao Moodle, e também ao sistema da biblioteca. Guilherme Bilhalva tem 22 anos e está no 6º semestre do curso de Automação Industrial e desenvolveu o produto a fim de ajudar os colegas: "criei o aplicativo porque os meus colegas não conseguiam acessar o Moodle dos computadores do trabalho deles", explica Bilhalva. Por enquanto, só a versão para Android está disponível. Aqueles que quiserem baixá-la precisam do arquivo apk. Basta fazer o download do arquivo, e pronto, é só passar o aplicativo para o celular e aproveitar as facilidades.

Aplicativo Faculdade SENAI de Tecnologia
foto.bmp
CONSELHOS
*